Após o nascimento do bebê, as mamães voltam toda sua atenção aos pequenos e acabam se esquecendo de si mesmas. O período puerperal também é uma fase que necessita de atenção, sendo muito importante que a mulher siga alguns cuidados. Saiba tudo o que não pode fazer durante o pós parto.
A amamentação e seus benefícios
Estudos demonstraram que o corpo da mulher gasta cerca de 700 calorias para produzir um litro de leite. Amamentar traz benefícios tanto para a mamãe quanto ao recém-nascido, por ser o alimento essencial para ele. Além disso, associar a amamentação com a prática de exercícios físicos ajuda a alcançar o peso ideal no período pós parto, de forma gradual e saudável.
O uso de métodos contraceptivos é essencial
Algumas mulheres, mesmo após o parto, podem ovular. Por isso, é muito importante que ela inicie o uso de um método contraceptivo eficaz e que não afete o aleitamento materno. É ideal que a mulher puérpera busque a orientação de um médico especialista, para poder sanar as dúvidas e ficar mais tranquila com as mudanças desse período.
No pós parto, o sangramento é algo patológico
Logo após o nascimento do bebê, inicia-se um fluxo de sangue contínuo e intenso, podendo ou não haver presença de coágulos. Esse sangramento costuma persistir por três a quatro semanas, cessando depois desse período. Por ser um processo fisiológico do organismo da mulher puérpera, não há necessidade de buscar atendimento médico. A não ser que o sangramento se intensifique e, associado a ele surjam outros sinais e sintomas que estejam prejudicando a qualidade de vida da mulher.
Importância da dieta equilibrada
Independente da mulher estar ou não amamentando, durante a fase puerperal deve manter uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, aumentar a ingestão hídrica traz muitos benefícios ao organismo. O cardápio deve ser repleto de frutas, legumes, verduras, carnes magras e peixes.
O exercício físico deve ser evitado durante o pós-parto
A mulher pode começar a prática de atividade física apenas seis semanas após o parto. Além disso, durante os primeiros meses, deve evitar exercícios físicos de grande intensidade e impacto. O ideal é realizar caminhadas, hidroginástica, ioga ou alongamento.
As relações sexuais estão contraindicadas
Alguns especialistas contraindicam as relações sexuais entre os 30 a 40 dias pós-parto. O ideal e que o casal aguarde esse período para que ocorra a cicatrização interna de forma adequada.
O período pós-parto é uma fase que necessita de cuidados que devem ser seguidos de forma adequada. Após conhecer mais sobre algumas orientações no período puerperal e abandonar alguns mitos e verdades, basta segui-las e obter os benefícios.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.