Mesmo que muitos dos canais abertos ainda não tenham adotado a tecnologia digital de transmissão de sinal, falar em TV digital no Brasil já não é nenhuma novidade. São poucos os modelos de televisores comercializados atualmente que não oferecem suporte ao sinal digital e muitos já trazem até o conversor integrado ao aparelho. Mas se você ainda não possui uma estrutura para a recepção de sinais digitais, é melhor providenciar a sua logo.
Isso porque Paulo Bernardo, Ministro das Comunicações, afirmou que os planos de desligamento das transmissões analógicas (sinal tradicional de TV) continuam marcados para 2016. Após isso, nenhuma televisão receberá os sinais tradicionais e todas as emissoras do país deverão utilizar o sistema.
Para incentivar a adoção de aparelhos compatíveis com a tecnologia, o ministro declarou que até o final de 2012, 75% dos televisores comercializados já virão com o conversor integrado. Até o final de 2013, todos os aparelhos de TV deverão chegar às lojas já com o dispositivo.
Paulo Bernardo acredita ainda que a copa do mundo de 2014 representará um período em que muitas pessoas optarão por trocar de TV e, desta vez, será por uma com sinal digital. Para as emissoras, o governo incentivará a compra dos aparelhos necessários para a mudança com crédito no BNDES.
1 comentário
Se os televisores de tecnologia analógica vão sair do ar em 2016, deveriam parar de fabricar, pois até hoje continuam vendendo, e com preço alto.