Mesmo a pessoa mais chata com limpeza da cozinha pode encontrar todos os microorganismos que existem nos livros de biologia nesse cômodo de sua residência. Esponja, pano de prato, tábua de carne e tantos outros itens que são essenciais para o preparo das refeições são um abrigo para esses organismos minúsculos. Por isso, a limpeza diária é mais que necessária para diminuir a quantidade de micro-organismos se reproduzindo na sua cozinha.
Leia mais sobre: Como manter a cozinha limpa e cheirosa
Cuidado com a esponja de lavar louça
O que é para ser aliada na limpeza acaba sendo motivo de preocupação. De acordo com um estudo da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, uma simples esponja de lavar louça possui cerca de 10 mil bactérias, inclusive a E. coli e a salmonella, que causa disenterias graves. Para limpar de fato esse utensílio doméstico é preciso usar o microondas. Basta molhar a esponja e coloca-la no equipamento de 2 a 3 minutos em potência máxima. Parece inacreditável, mas 99% dos microorganismos morrem. Porém, troque a esponja uma vez a cada 15 dias (no máximo), para não facilitar a proliferação desses bichinhos.
Saiba mais sobre: Casa: estratégias de limpeza
Veja umas dicas rápidas para limpar os utensílios e toda a cozinha
Para garantir a limpeza de toda a cozinha e dos elementos essenciais para que a preparação dos alimentos seja feita, veja abaixo algumas dicas:
Panelas, pratos e garfos
O ideal é não deixar que a louça se acumule. Sempre depois das refeições lave tudo que ficou sujo sobre a pia. E durante o preparo dos alimentos elimine tudo o que estiver sendo sujo também. Isso facilita a organização do ambiente e deixa tudo mais limpo e organizado. Use detergente para essa função, mas não exagere para que os resíduos sejam eliminados com o enxague.
Panos de prato
O pano que seca os utensílios da cozinha não pode ser o mesmo que fica na pia. Tenha sempre um bom estoque desses itens para trocá-los diariamente. Lave-os separadamente do resto da roupa da casa e, se forem claros, desinfete-os com água sanitária diluída em água fervente.
Pia
Limpe a pia da cozinha com produtos de limpeza que contenham detergente e cloro, retire a água da superficie com um rodinho de plástico e finalize a secagem com um daqueles panos de material chamado “não tecido”, que deve ser higienizado com água e sabão algumas vezes ao longo do dia.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.