Como calcular o valor de mercado?

Compreender bem o conceito de valor de mercado é de extrema importância tanto para o investidor que quer escolher a melhor opção para sua carteira de investimentos, como para qualquer empresa que deseja crescer no mercado. 

Apesar de ser um conceito essencial, percebe-se que ainda há muita falta de conhecimentos a respeito do valor de mercado, fato que faz muitas empresas terem prejuízos nas suas negociações. Por isso, neste artigo, além de compreender bem esse termo, vamos mostrar a maneira de calcular esse valor. Acompanhe!

O que é valor de mercado?

Esse termo serve para definir quanto algum produto, serviço ou qualquer coisa que faça parte do mundo econômico vale, se levarmos em conta somente a procura e demanda por aquele determinado item. 

O que é valor de mercado?
Fonte/Reprodução: original.

Com esse perfil, notamos que o valor de mercado é importante para saber o quanto vale alguma coisa somente pelo desejo dos consumidores de a adquirirem. Por causa disso, inclusive, há bastante diferença entre esse, e o valor real do produto.

Como o valor de mercado é calculado?

Com a definição de valor de mercado em mente, podemos pensar na maneira de calcular. Vale lembrar que daremos um foco maior aqui nos investimentos. Dito isso, basta pegar a quantidade de ações emitidas e multiplicar pela cotação. 

Como o valor de mercado é calculado?
Fonte/Reprodução: original.

O valor que encontrarmos ao fazer o cálculo consegue revelar o quão influente a empresa é no mercado e, por consequência, sua estabilidade. Mas o que influencia os valores das ações que, consequentemente, pode afetar o valor de mercado? É sobre isso que vamos tratar no tópico abaixo com maior profundidade.

Quais são os fatores que afetam o valor de mercado?

Vamos lembrar que há alguns tópicos, abordamos que o valor de mercado corresponde a quanto um produto vale ao considerar a clássica lei da oferta e demanda. Significa que uma empresa ou investimento que é mais procurada pelos investidores carrega um maior valor que suas concorrentes. 

A partir desse raciocínio, podemos levantar uma série de condições que podem alterar o valor de mercado:

  • Reputação da empresa;
  • Situação econômica do país (taxas, relações econômicas e afins);
  • Poder de consumo da população;
  • Oferta e demanda.

Para deixar melhor, vamos pensar em um exemplo. Imagine duas empresas imaginárias bem grandes que vendem materiais de construção para uma cidade grande. A que possui maior valor de mercado tem, consequentemente, maior preferência na escolha de pessoas na hora de comprar os materiais e, por isso, podem cobrar um preço mais caro e continuar com um número de vendas alto, entre outras formas de ampliar o lucro.

Como o valor de mercado pode variar ao longo do tempo?

A partir de tudo que mostramos, podemos afirmar com certeza que o valor de mercado sofre variações a depender da intensidade da procura e demanda por algum tipo de serviço, ação, produto ou qualquer outra coisa do gênero. Quando alguma coisa é mais desejada, seu valor tende a subir e quando o contrário acontece, o inverso ocorre.

Perceba também como as escolhas do consumidor possuem grande influência na hora de medir o valor de mercado de algo do mundo financeiro. Se avaliarmos essa relação, notamos que as ações de uma empresa só serão grandes se houver um grande número de vendas e isso gera um ciclo de informações.

Acredita-se que o valor de mercado é um conceito muito importante para se passar batido e por isso tentamos trazer suas características de uma maneira bem clara para você. Não se esqueça de compartilhar este artigo em outros meios e retornar aqui neste site sempre que precisar de informações relevantes sobre o mundo financeiro.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.