Verdades e Mentiras Sobre a Pílula do Dia Seguinte

Tudo sobre a pílula do dia seguinte.

Pilula do dia seguinte

A pílula foi criada principalmente para evitar uma gravidez indesejada, em casos como, quando a camisinha estoura. Ela é um método contraceptivo de emergência, e possui indicações precisas. Serve para situações de risco, quando o método preventivo que cada um escolhe falha, ou em casos de violência sexual ou estupro.

Ela não foi feita como um método anticoncepcional, por tanto não troque a camisinha pela pílula. Segundo uma pesquisa feita, cerca de 33% das garotas que tomam o medicamento não se preocupam com nenhum método contraceptivo.

A pílula do dia seguinte pode ser tomada até 72 horas depois da relação?

Verdade: Depois do incidente a mulher tem, no máximo, três dias para tomar os comprimidos, de preferência com orientação médica. São dois comprimidos: um precisa ser tomado, de preferência, até as primeiras 24 horas, quando sua eficácia é maior, o segundo comprimido deve ser tomado 12 horas após o primeiro.

A pílula funciona como abortivo?

Mentira: Ela age antes de a gravidez ocorrer. Se a fecundação não ocorreu, o medicamento dificulta o encontro do espermatozóide com o óvulo. Mas se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado. Caso o ovo já esteja implantado, quer dizer, se a gravidez já tiver iniciada a pílula não surte efeito algum.

Ela pode causar efeitos colaterais?

Verdade: Na maioria dos casos, é mais comum a alteração da menstruação e do tempo de ovulação. Pode causar dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos. No caso de vômito e diarréia nas duas primeiras horas da ingestão do medicamento, a dose deve ser repetida.

Não há contra indicação?

Mentira: A pílula deve ser evitada por pessoas que possuem algum tipo de doença hematológica (do sangue), vascular, é hipertensa ou obesa mórbida.

Se eu tomar a pílula muitas vezes ela perde o efeito?

Mentira: Ela não perde o efeito, mas o risco de engravidar aumenta. Normalmente, ela possui 15% de chance se tomar depois de 24 horas da transa, já o anticoncepcional comum possui 0,1% de chance.

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

Leia também:

2 Comentários

  • Olá Glaucia, só um ginecologista para lhe passar esta informação.

    Att,

  • tomei a pirula do dia sequinte varias vezes na semana corro risco de estar gravida ela pode nao ter feito efeito?
    aquardo a resposta obrigada

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.