Você sabia que não são apenas os computadores que podem ter vírus? Na verdade, os smartphones também podem ser infectados e, como a maioria dos usuários não sabe disso, eles se tornam alvos fáceis.
Embora existam vírus para, praticamente, qualquer sistema operacional, o Android é o mais vulnerável. Por ser baseado em um sistema de código aberto, ele possui um número muito maior de brechas de segurança.
Onde mora o perigo?
Os sistemas Android permitem que qualquer aplicativo seja instalado no aparelho e não somente os da sua loja oficial. Por esse motivo, há um número crescente de programas para Android, que podem infectar seu smartphone.
Aviso duvidoso de atualização (PCWorld)
Felizmente, é pequeno o número de pragas que podem efetivamente acabar com os seus dados. Geralmente, os vírus para celular atuam na coleta ilegal de dados do usuário e de toda a sua lista de contatos.
Como se prevenir?
Fique atento para promessas milagrosas em aplicativos gratuitos ou em upgrades. Um dos casos mais comuns, é o dos aplicativos que atualizam a bateria para aumentar a autonomia do aparelho. Além de não terem qualquer efeito benéfico, muitos deles são malwares disfarçados.
O funcionamento do aparelho como o envio de mensagens e emails, sem sua permissão ou a realização de chamadas por conta própria, podem ser um sinal de que ele está infectado.
Na dúvida, instale um aplicativo que cuida da segurança do aparelho. As melhores opções são:
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.