Na hora de dar banho no cachorro, tarefa que pode ser um pouco complicada, especialmente se o animal for muito grande e agitado, uma boa parte das pessoas prefere levar o bichinho de estimação ao pet shop.
Por outro lado, também não são poucas as pessoas que optam por dar banho no cão em casa, devido a vários fatores, como o financeiro e o medo de deixar o animal com desconhecidos.
Para aqueles que preferem lavar o pet em casa, é preciso ter alguns cuidados, principalmente com os produtos que serão utilizados, entre os quais o xampu para cães, que deve ser escolhido corretamente para oferecer uma higiene adequada, deixando o pelo brilhante e cheiroso.
Cuidados com cada tipo de pelo de cachorro
Como manter seu cão sempre cheiroso
Escolhendo o tipo de xampu para cães
Atualmente, existem, basicamente, três tipos de shampoo para cachorros, que são:
– Xampu para pelos claros
Esse tipo de produto é indicado para os cães que tendem a se sujar com muita facilidade, ou seja, os que têm pelagem mais clara. Além da limpeza, ele ajuda a conservar a tonalidade natural dos pelos do animal.
– Xampu para pelos escuros
Como o próprio nome indica, ele é ideal para os cachorros com pelagem escura (preta, acinzentada ou marrom) e que perdem o brilho mais facilmente. Esse tipo de xampu atua restaurando o brilho dos fios, que ficam com um aspecto mais limpo e sedoso.
– Xampu neutro
Serve para os cachorros com todos os tipos e cores de pelagem, sendo uma boa alternativa para quem não quer gastar muito para dar banho no cachorro, já que normalmente é mais barato que os demais.
Dicas para dar banho no cachorro
Agora que você já sabe como escolher o xampu para cachorro, levando em conta a cor da pelagem e a quantidade de dinheiro que deseja gastar, pode ficar atento a outras dicas para dar banho em cães.
A primeira delas é nunca substituir o xampu para cachorro pelo shampoo que você utiliza para lavar o seu cabelo, pois ele pode conter ingredientes e substâncias prejudiciais aos animais, causando alergias e outras reações.
Além disso, utilize água morna caso o tempo esteja frio ou água fria caso o calor seja forte, evitando usar água quente, pois ela resseca o pelo e tira o seu brilho. Vale lembrar também que você deve deixar à mão todo o material necessário para o banho (xampu, toalha e outros produtos que for usar) antes de iniciá-lo.
E se o pet for muito agitado, mantenha-o preso na coleira durante o banho, pois assim você evita que ele saia sacudindo pela casa e molhando tudo o que encontrar pela frente.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.