Da parceria entre o Google do Brasil e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos que contribui para a melhora da qualidade do aprendizado de estudantes brasileiros, nasceu uma nova plataforma de vídeos educacionais, disponibilizados gratuitamente.
Batizada de “YouTube Edu”, a ferramenta, lançada no final de 2013, reúne conteúdos de educação gratuitos e de alta qualidade, voltados para estudantes, professores e escolas de todo o país, que podem ser acessados através do serviço de vídeos do Google, o popular YouTube.
O projeto já conta com mais de 8.000 vídeo-aulas, selecionadas a partir de um rigoroso processo de curadoria, que podem ser acessadas a qualquer momento e de qualquer lugar, utilizando computadores, celulares, tablets e outros dispositivos conectados à internet.
Como usar
Disponível através do endereço eletrônico www.youtube.com/edu, a ferramenta disponibiliza, atualmente, vídeos educacionais desenvolvidos para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química e Física, com conteúdos voltados para o ensino médio.
As vídeos-aulas estão distribuídas por 26 canais e já somam mais de 8.000 vídeos, catálogo que é atualizado constantemente, oferecendo novas opções para os usuários, lembrando que todo o material é analisado por uma equipe de 16 professores, coordenada pela Fundação Lemann, para selecionar apenas os vídeos de alta qualidade.
Para utilizá-la, basta acessar o site oficial da plataforma, citado acima, e navegar pelas opções, clicando nos links relacionados a cada disciplina. E para ficar por dentro de todas as atualizações do serviço, é só assinar o canal, clicando na opção “Inscrever-se”.
Os vídeos educacionais do YouTube Edu são uma excelente ferramenta para auxiliar os estudantes a tirarem dúvidas e compreenderem melhor determinados tipos de conteúdos. Mas vale ressaltar que eles não substituem o ensino tradicional, sendo apenas um complemento deste.
Vídeo-aulas para os ensinos fundamental e superior
O projeto nasceu focado nos estudantes de ensino médio, mas a previsão é de que até o final de 2014, novos vídeos, relacionados a disciplinas de nível fundamental e ensino superior, sejam integrados ao YouTube Educação, tornando a plataforma ainda mais abrangente.
Outro detalhe importante é que os educadores que produzem as suas próprias vídeo-aulas podem enviar o material para a análise da equipe da plataforma, utilizando a opção “Faça parte do YouTube Edu”, na página inicial do serviço.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.