Existem várias receitas que prometem a perda rápida de peso, indo desde a ingestão de legumes que ajudam a emagrecer, até dietas radicais. Entretanto, uma das melhores maneiras de alcançar o peso ideal com saúde é através de uma alimentação equilibrada e que tenha nutrientes variados, pois cada um traz um benefício específico. Entre os minerais que trazem grandes vantagens aos indivíduos que desejam emagrecer, está o zinco. Saiba como o zinco ajuda a emagrecer e onde é possível encontra-lo.
Acelerador de metabolismo
O zinco é conhecido como ativador do metabolismo e desempenha um papel muito importante no funcionamento fisiológico do corpo. Os níveis adequados desse mineral são indispensáveis para a adequada absorção de carboidratos e lipídios. Sua propriedade em acelerar os processos metabólicos pode ser bastante benéfica para pessoas que buscam maneiras de eliminar as gordurinhas indesejadas.
Controle da saciedade
O zinco apresenta outras vantagens relacionadas ao emagrecimento. Esse nutriente colabora no controle do apetite, prevenindo o consumo exagerado de comida. O zinco é responsável pela regulação (produção e eliminação) da leptina, hormônio responsável em controlar o apetite, além de colaborar no armazenamento da gordura através do fígado. Dessa forma, esse mineral é capaz de aumentar a queima calórica, ao mesmo tempo em que faz a pessoa reduzir a ingestão de alimentos.
Outros benefícios do zinco
Além dos benefícios anteriormente citados, o zinco traz outras vantagens ao organismo, dentre as quais é possível destacar:
- Liberação do hormônio de crescimento;
- Estimular a atividade normal da insulina;
- Colaborar com o bom funcionamento do sistema imunológico, protegendo o corpo de diversas doenças;
- Colabora na digestão das proteínas;
- Função antioxidante, inibindo a ação dos radicais livres;
- Pode auxiliar no combate da diabetes;
- Interfere de forma positiva na atividade sexual.
Alimentos ricos em zinco
Conheça abaixo alguns exemplos de alimentos que possuem alta taxa de zinco. Entre eles estão:
- Germe de trigo;
- Carne vermelha;
- Fígado;
- Ricota;
- Amendoim;
- Nozes;
- Castanhas;
- Queijo;
- Arroz integral;
- Leite;
- Ovos.
Excesso de zinco
O zinco traz grandes benefícios à vida do indivíduo. Porém, para obter as vantagens que esse nutriente pode proporcionar, é ideal consumir a quantidade ideal. É importante ressaltar que a ingestão exagerada do zinco, pode proporcionar graves consequências à vida do indivíduo. Como exemplo, podemos citar:
- Deficiência de cobre;
- Diarreia;
- Enjoos;
- Vômitos;
- Sudorese;
- Taquicardia;
- Visão embaçada.
O zinco é um nutriente que pode trazer grandes benefícios à vida do indivíduo. Após conhecer mais sobre como o zinco colabora no emagrecimento e onde é possível encontrar o nutriente, basta adicioná-lo à dieta e obter as vantagens.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.