Segundo dados mundiais, em torno de 20% da população do mundo poderá desenvolver algum tipo de transtorno mental em algum momento da vida. Em nosso país, isso não seria diferente. Assim, uma grande parte dos brasileiros é portador de distúrbio mental. Conheça quais são os transtornos que mais acometem a população nacional.
Conhecendo os distúrbios mentais mais comuns
O Brasil é um dos países que mais contém indivíduos portadores de transtornos mentais. A variedade em relação a essas doenças é enorme, no entanto, citaremos abaixo as mais comuns entre elas.
Depressão
O indivíduo sente uma grande tristeza que se torna persistente e, em geral, é desproporcional ao acontecimento. A incidência dessa doença na população varia entre 6 a 10%. O tratamento dessa enfermidade é baseado no uso de medicamentos, em associação com acompanhamento psicológico.
Distúrbio de ansiedade generalizado
Os portadores da doença sentem um grande nervosismo, assim como uma preocupação intensa, duradoura e frequente. A incidência desse transtorno na população é em torno de 3,4%. O tratamento desse distúrbio é baseado no uso de medicamentos.
Distúrbio do pânico
Diante de um indivíduo portador do distúrbio do pânico, o mesmo apresenta uma ansiedade extrema, em associação com sinais e sintomas físicos que pode ser dores no peito, falta de ar e agitação. A incidência desse transtorno na população varia e está em torno de 3,5%. O tratamento é baseado na gravidade do quadro apresentado pelo paciente.
Transtorno bipolar
Em geral, a pessoa que manifesta esse tipo de transtorno apresenta uma variação entre o sentimento de depressão, alternado com o de exaltação. Cerca de 1% da população manifesta o transtorno bipolar. Para o tratamento é Ideal que se utilize antidepressivos com um controle rígido da medicação.
Leia também: Transtorno bipolar – mitos e verdades.
Esquizofrenia
Os indivíduos portadores de esquizofrenia apresentam uma perda de contato com a realidade, além de alucinações e delírios. Dentre a população brasileira, em torno de 1% manifesta esse transtorno. Em reação ao tratamento, ele é baseado no uso de medicamentos, em associação com um seguimento terapêutico adequado e restrito.
Como foi percebido, a variação em relação aos transtornos mentais que estão presentes na população, é enorme, porém, em alguns casos, eles podem passar despercebidos. O Ideal é que, diante de qualquer um dos sinais e sintomas, procure-se um atendimento médico especializado. Apenas assim, será possível a realização de tratamento adequado e eficiente.
Veja também: Punições físicas aumentam chance de distúrbios mentais na vida adulta.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.