No começo do ano, muita gente aproveita o clima de renovação e mudança para traçar os seus objetivos. Um item que sempre marca presença na lista de metas para o ano novo é o “guardar dinheiro”, tarefa que exige bastante esforço e dedicação.
O empenho precisa ser ainda maior se a pessoa que deseja poupar não possui um salário muito gordo. Para muitos, separar dinheiro de uma renda baixa e toda comprometida para o pagamento de despesas é uma missão praticamente impossível.
Entretanto, saiba que você pode guardar uma graninha no final do mês independente do quanto você ganhe. Para isso, basta planejar e executar sistematicamente tudo aquilo que você colocar no papel.
Veja também: Dicas para juntar dinheiro para intercâmbio.
Tenha um estilo de vida compatível com sua renda
A grande dificuldade em economizar para quem recebe pouco é se contentar com um padrão de vida razoável. Geralmente, as pessoas buscam um estilo de vida superior à sua realidade. Para isso, gastam mais do que devem e com coisas desnecessárias, ou seja, que não iriam fazer falta para o seu dia a dia.
Esse é um problema comum até mesmo entre os que possuem uma renda superior. O consumismo, impregnado na cultura ocidental pelo neoliberalismo, é um grande obstáculo para quem deseja poupar. Entretanto, você precisa adequar seu estilo de vida à sua realidade financeira e, assim, evitar extravagâncias e outras regalias que possam comprometer a sua renda.
Saiba quais são as atitudes que comprometem o orçamento.
Outras dicas para economizar dinheiro ganhando pouco
Para economizar, você precisa estabelecer um planejamento dos seus gastos mensais e com a quantia que deseja guardar mensalmente. Se possível, faça um cronograma de sua poupança, com prazo para atingir determinados valores ou comprar algum bem com o dinheiro economizado.
Mantenha o controle sobre suas despesas anotando todos os gastos do mês e guardando os recibos. Fazendo esse tipo de contabilidade, você vai saber com o que está gastando o seu dinheiro e reduzir os gastos desnecessários.
Durante as compras, dê prioridade aos itens com desconto. Caso precise comprar uma roupa, aproveite as passagens de estação, quando o preço de algumas peças diminui. Além disso, procure reduzir os gastos com água, luz e telefone. Por menor que seja a diferença no final do mês, ela já é suficiente para ajudá-lo a poupar um pouco mais.
Outra dica importante é evitar compras parceladas e o uso do cartão de crédito, que se não for muito bem administrado, pode colocar o seus planos por água abaixo.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.