As micoses são problemas bastante frequente e podem acometer praticamente qualquer região do corpo, dando preferências para áreas com dobras, onde é possível encontrar umidade e calor. Por isso a região dos pés está entre as mais acometidas, servindo de abrigo para os fungos que se alimentam de células mortas. Confira dicas de como tratar a micose nos pés.
Veja dicas de como evitar a micose.
Pé de atleta
A micose dos pés é conhecida popularmente como “pé de atleta”, por ser bastante comum no meio desportista, que se infectam em duchas e banheiros públicos e mantém a infecção pelas condições de seus calçados. É importante deixar claro que, apesar do nome, não são apenas os atletas que correr riscos e ninguém está imune a esse tipo de infecção, capaz de se manifestar em qualquer região do pé, mas que tem preferência pelas áreas intertriginosas (entre os dedos).
Quadro clínico
A micose dos pés se manifesta, primeiramente, com intenso prurido associado à descamação da região. Em seguida é possível perceber fissuras e um odor característico e bastante desagradável. Em muitos casos a sola do pé se torna mais espessada, podendo sofrer irritação e se tornar hiperemiada. É altamente recomendado evitar coçar a região afetada, pois existe o risco de propagar a infecção para diversas outras regiões do corpo, inclusive para os dedos das mãos.
Saiba como tratar a micose de unha.
Tratamento
Em casos mais específicos e graves é muito importante procurar auxílio médico, para que seja receitada medicação antifúngica, capaz de conter a infecção. Felizmente, a maioria dos casos responde bem a alguns cuidados simples, incluindo mudança do hábito comportamental. Vale a pena ressaltar que o resultado do tratamento não costuma ser imediato, e é necessário persistência para garantir uma cura completa.
As principais dicas para tratar ou prevenir o aparecimento de micose nos pés, são:
- Evite andar descalço em locais públicos e ricos em umidade, como saunas, piscinas e banheiros;
- Mantenha uma boa higiene dos pés, especialmente da região intertriginosa. O uso de antitranspirantes e antissépticos é recomendado;
- Após o banho, seque bem os pés antes de calçar o sapato;
- Prefira calçados que permitam uma boa ventilação dos pés;
- Cuidados com doenças sistêmicas, com o diabetes, que podem causar alterações na circulação sanguínea da região ou debilidade do sistema imune;
- Ao limpar e secar a região afetada, utilize uma toalha diferente, para não espalhar a infecção para outras áreas do corpo;
- Troque as meias diariamente;
- Evite usar calçados ou meias de outras pessoas;
- Utilize a remédio durante o período recomendado pelo médico.
A micose nos pés é um problema bastante comum e que, felizmente, é possível solucionar com alguns cuidados simples. Para se ver livre da desconfortável coceira entre os dedos dos pés, basta seguir as dicas.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.