Quer abrir uma empresa e não sabe quais passos dar? Pois, a primeira coisa que deve saber é: prepare-se, pois vem muita burocracia pela frente. Ela até é necessária, para manter as coisas devidamente esclarecidas e organizadas perante o Estado, contudo, os procedimentos – que muitas vezes se repetem – poderiam, ainda mais em tempos de tanta liberdade de informação e acesso digital, ser um pouco mais enxutos. De qualquer forma, preparamos um passo a passo para te ajudar a começar o seu negócio.
1 – Primeiro reflita bem se você tem perfil empreender. Pois começar um negócio por simples frustração ou por achar que ter um negócio (mesmo sem ter a característica para tocá-lo) é a única saída para o sucesso muitas vezes pode ser frustrante.
2 – Dito isso, pense bem na escolha do nicho de mercado. Há muitas variáveis – como mercado, demanda, infraestrutura necessária, mecanismos de venda, logística, distribuição, etc. – que influenciam numa empresa. Portanto, tenha diferencial e busque sempre a inovação. O SEBRAE oferece bons modelos de plano de negócio online, é só pesquisar e fazer uma análise boa antes de dar os primeiros passos burocráticos.
Dito isso, mãos à obra
3 – Elabore o contrato social com o objetivo e o ramo da empresa, além dos aspectos societários e o detalhamento da formação do capital social.
4 – Leve o contrato e os documentos pessoais dos sócios à Junta Comercial ou ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas da sua cidade.
5 – Não se esqueça de verificar se há outra empresa já utilizando o nome que você pretende. Você pode fazer isso através de um formulário próprio com três opções de nome. Há estados que permitem que você faça a pesquisa pela internet.
6 – Estando tudo certo com o nome, prossiga com o arquivamento do ato constitutivo da empresa. Para isso você precisará dos seguintes documentos:
Contrato social ou requerimento de empresário individual ou estatuto, em três vias;
Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios;
Requerimento padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via;
FCN (Ficha de Cadastro Nacional – modelo 1 e 2, em uma via);
Pagamentos de taxas de DARF
É bom deixar claro que os preços e prazos variam de estado para estado. A dica é consultar o site da Junta Comercial do estado.
7 – Registrada a empresa, você receberá o NIRE (número de identificação de registro de empresa), que constará no Ato Constitutivo.
8 – Com o NIRE, chegou a hora de registrar a empresa como contribuinte; ou seja, receber o CNPJ. Você faz esse procedimento no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).
9 – Com o CNPJ cadastrado, vá à Prefeitura ou à Administração Regional ou à Secretaria Municipal da Fazenda para receber o alvará de funcionamento. Nesse processo, serão necessários os seguintes documentos (coragem, falta pouco):
Formulário próprio da prefeitura;
Consulta prévia de endereço aprovada;
Cópia do CNPJ;
Cópia do contrato social;
Laudos de órgãos de vistoria;
Pensa que acabou? Ledo engano… Vamos à luta mais um pouco.
10 – Falta ainda fazer a sua Inscrição Estadual. Siga para a Secretaria Estadual de Fazenda para pedi-la. Em alguns estados é possível fazer isso pela internet. Hoje em dia a maioria dos estados tem convênio com a Receita Federal, o que permite conseguir a Inscrição Estadual e o CNPJ num único cadastro (finalmente aparece um auxílio para o cidadão).
A Inscrição Estadual é necessária para o recolhimento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Os documentos para obtê-la são:
DUC (documento único de cadastro em três vias);
DCC (documento complementar de cadastro – 1 via);
Comprovante de endereço dos sócios, cópia autenticada ou original;
Cópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel, como, por exemplo, o contrato do imóvel ou a escritura pública do imóvel;
Número do cadastro fiscal do contador;
Comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de serviços;
Certidão simplificada da junta (para empresas constituídas há mais de três meses);
Cópia do ato constitutivo; cópia do CNPJ;
Cópia do alvará de funcionamento;
RG e CPF dos sócios
11 – Dirija-se a uma agência da Previdência Social e faça o cadastro da empresa e dos responsáveis legais por ela. O prazo para cadastramento é de 30 dias após início das atividades.
12 – Solicite autorização para emitir notas fiscais na Prefeitura.
1 comentário
meus parabens por voceis colocar este passo a passo de registro de empresas muito bom mesmo.