Entenda melhor a intolerância à lactose, sintomas e tratamentos. Quando um indivíduo, ao consumir leite e derivados, percebe sinais de mal-estar, isso significa que o seu corpo está rejeitando o alimento, ou melhor dizendo, uma substância chamada lactose.
A intolerância à lactose é uma condição muito comum entre as pessoas. Algumas pesquisas já comprovaram que 70% dos brasileiros apresentam esse problema, em grau leve, moderado ou grave. A intolerância se manifesta quando o corpo é incapaz de digerir a lactose, uma substância presente no leite, no queijo, no iogurte, entre outros produtos lácteos.
Leia mais: Dieta para intolerância à lactose
Pouca gente sabe, mas existem três tipos diferentes de intolerância: a primária (associada ao envelhecimento), a secundária (resultado de alguma doença) e a congênita (a pessoa nasceu com esse problema).
Intolerância à lactose, sintomas e tratamentos
Em geral, a intolerância à lactose é desencadeada pela ausência da enzima lactase no intestino delgado. Esse composto tem a função de decompor o açúcar do leite em carboidratos, facilitando assim o processo de absorção. Sem essa enzima, o organismo é incapaz de digerir a lactose, que chega ao intestino grosso e acaba reagindo em contato com as bactérias.
O diagnóstico de intolerância à lactose é realizado pelo médico, após uma avaliação clínica do paciente e dos sintomas apresentados. Dificilmente é realizado um exame laboratorial, mas o profissional da saúde pode solicitar o teste de tolerância à lactose para ter certeza da condição.
Saiba mais: Diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose
Confira nos tópicos abaixo mais informações sobre intolerância à lactose, sintomas e tratamentos.
Sintomas de intolerância à lactose
Após consumir leite ou algum laticínio, a pessoa com intolerância à lactose pode apresentar os seguintes sintomas: barriga inchada, gases intestinais, cólicas, diarreias e vômitos. Essas reações do organismo começam entre 30 minutos a 2 horas depois de ingerir a substância nociva. A gravidade dos sintomas varia de um caso para o outro.
Tratamentos indicados
Não há um tratamento medicamentoso capaz de reverter um quadro de intolerância à lactose. Na verdade, é preciso fazer algumas modificações no cardápio, ou seja, excluir o leite e os laticínios da dieta, bem como todos os alimentos preparados com leite. No mercado, é possível encontrar com facilidade os produtos com 0% de lactose, por isso não será tão complicado adaptar o cardápio.
Algumas pessoas com intolerância à lactose preferem não abrir mão do leite. Elas optam por consumir comprimidos de enzimas lactase para favorecer o processo de digestão e evitar os sintomas desagradáveis.
Veja também: Entenda a intolerância à lactose em bebês
Agora você já sabe tudo sobre intolerância à lactose, sintomas e tratamentos. Ao identificar os primeiros sinais do problema, procure ajuda médica. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.