A Receita Federal já divulgou as regras, datas e novidades para a declaração de imposto de renda 2013. Os contribuintes devem prestar contas com o fisco dentro do período que se estende de 1º de março a 30 de abril. Quem não obedecer ao prazo estará sujeito ao pagamento de multas.
Saiba mais: Novas regras de imposto de renda 2013
Declaração de IR 2013
A declaração de IR é feita através de um programa disponível no site da Receita Federal. Neste software, o contribuinte precisa informar corretamente os dados sobre os seus rendimentos. Se houver algum erro ou omissão, o documento cai na malha fina.
O contribuinte não precisa destinar necessariamente o dinheiro do imposto para o Governo, ele pode reverter o valor em prol de uma instituição de caridade. A Receita Federal oferece a possibilidade de pagar os tributos em forma de doação.
Neste ano de 2013 está mais fácil reverter o dinheiro do IR em doações para entidades beneficentes. O processo pode ser realizado através do programa gerador de declaração. O software é capaz de informar, inclusive, até qual valor é possível deduzir a doação de imposto.
As doações que podem ser realizadas através do software da Receita Federal são destinadas aos fundos municipais, estaduais e ao fundo nacional da criança e do adolescente. Os recursos arrecadados serão investidos em projetos voltados para jovens carentes.
Antes de doar o imposto de renda, é importante que o contribuinte tenha ciência de que o valor da doação não pode exceder 3% do imposto devido. Se houve depósitos nas contas dos fundos em 2012, é possível abater 6%.
Doar imposto de renda: como fazer?
Veja o passo a passo para reverter o imposto de renda em doações:
1. Acesse a ficha “Doações diretamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente”, que fica no resumo geral do programa de declaração;
2. Escolha um dos fundos cadastrados na lista fornecida pelo sistema. Pouco mais de 200 fundos em todo Brasil estão cadastrados;
3. Informe o valor da doação, que deve estar dentro do limite de dedução. O programa da Receita deste ano faz o cálculo automaticamente para facilitar a vida do contribuinte;
4. O programa vai gerar um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que deverá ser pago até o último dia de arrecadação;
5. Quem fez doações fora do programa pode informa-las na ficha “Doações Efetuadas”, indicando o nome do beneficiário, CNPJ ou CPF;
6. Se o valor do imposto de renda não for pago até o prazo final da entrega da declaração, a doação não vai constar no sistema.
Com as novidades do programa da Receita Federal, quem não fez doações a tempo em 2012 tem a oportunidade de destinar parte do imposto a uma entidade beneficente em 2013, de forma segura e descomplicada.
Veja também: Documentos para declarar imposto de renda 2013
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.