Com essa pandemia e milhares de brasileiros ficarem sem a sua única fonte de renda, o governo resolveu dar um vale no valor de R$ 600,00 para esses trabalhadores. No entanto, na hora de fazer a sua inscrição para receber o vale, descobriram que o CPF estava com problema.
E agora, como regularizar o CPF em meio a pandemia? Quer saber como fazer? Então leia o artigo.
Muitos trabalhadores não conseguiram se cadastrar para receber essa renda básica, por que não estão a situação cadastral do CPF em dia. Veja como você deve fazer para ver qual é o problema e regularizar a situação.
Como conferir o seu CPF
O auxílio que o governo está oferecendo aos trabalhadores, informais, MEIs (Micro Empreendedor Individual), desempregados e contribuintes individuais do INSS é de R$ 600,00 e será pago por 3 meses. Para receber o auxílio os contribuintes devem ter se inscrito no CadÚnico até o dia 20 de março, ou ter se inscrito através do aplicativo da Caixa Econômica Federal.
O Aplicativo com o nome Caixa Auxílio Emergencial está disponível para iOS ou android, ou através do site do banco aqui.
Se você tentou fazer o seu cadastro várias vezes e não conseguiu, você precisa acessar o site da Receita Federal clicar na aba em azul que diz CPF;
Logo em seguida, vai abrir uma página onde você deverá clicar em “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”, esse ícone fica na aba Serviços em destaque;
Outra aba vai abrir para você informar os dados requeridos, como CPF e a sua data de nascimento, vai pedir para você clicar no ícone não sou robô e depois clicar em consultar;
Os dados sobre o seu CPF sairão em seguida.
Se o seu CPF estiver com restrições você vai ter que regularizar.
Como regularizar o CPF
Após ter sido realizada a consulta do CPF e verificar que está com problemas, será preciso regularizar o mesmo na página da Receita Federal, na internet, sem custo algum. Esse procedimento está disponível para pessoas que, alteraram o nome, que mudaram de endereço, corrigir a sua naturalidade ou informar sua nacionalidade.
Entre no site da Receita Federal, clique em “Alterar Cadastro CPF”;
Depois clique no link: receita.economia.gov.br, que está localizado abaixo da frase “Onde solicitar a alteração”;
Preencha com seus dados pessoais;
Depois clique em “Enviar”;
Informe as letras que aparecem na imagem, depois clique em ok;
Logo em seguida vai aparecer uma mensagem informando que o cadastro foi alterado com sucesso. Essa regularização é feita instantaneamente e você pode solicitar o comprovante de situação cadastral no próprio site. Viu como é fácil.
Se mesmo assim você não conseguir fazer a atualização cadastral, deverá fazer por e-mail, que varia de acordo com cada estado.
- 1ª DF, GO, MT, MS e TO atendimentorfb.01@rfb.gov.br
- 2ª AC, AM, AP, PA, RO e RR atendimentorfb.02@rfb.gov.br
- 3ª CE, MA e PI atendimentorfb.03@rfb.gov.br
- 4ª AL, PB, PE e RN atendimentorfb.04@rfb.gov.br
- 5ª BA e SE atendimentorfb.05@rfb.gov.br
- 6ª MG atendimentorfb.06@rfb.gov.br
- 7ª ES e RJ atendimentorfb.07@rfb.gov.br
- 8ª SP atendimentorfb.08@rfb.gov.br
- 9ª PR e SC atendimentorfb.09@rfb.gov.br
- 10ª RS atendimentorfb.10@rfb.gov.br
Documentos necessários:
Para fazer a regularização do CPF por e-mail é preciso enviar os seguintes documentos:
– RG;
– CPF;
– Titulo de Eleitor;
– Comprovante de endereço;
– Protocolo de atendimento;
– Selfie do interessado.
Agora você já sabe como fazer a regularização do CPF sem precisar sair de casa.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.