Como usar cartão de crédito com inteligência? As respostas para essa pergunta, feita por milhões de pessoas em todo o mundo, são muito importantes para quem quer ter uma vida financeira saudável e ficar longe das dívidas, além de fundamentais para saber aproveitar bem o “dinheiro de plástico”.
Quando utilizado com consciência e responsabilidade, o cartão de crédito pode ser um ótimo aliado do seu dia a dia e trazer vários benefícios, como descontos em compras, acúmulos de milhas para trocar por passagens aéreas e um bom prazo para pagar aquele produto que você tanto queria, por exemplo.
Mas quando o uso inteligente do cartão de crédito é deixado de lado, ele se torna um grande vilão para o bolso do consumidor, podendo levar a dívidas enormes e, em alguns casos, impagáveis.
Cartão de crédito pré-pago: vantagens, como usar
Dívida de cartão de crédito: perigos
Como usar cartão de crédito com inteligência
Para usar cartão de crédito de maneira inteligente, comece estabelecendo o seu limite de gastos, tendo como base o seu salário. Nunca gaste mais do que você ganha (aliás, o melhor é gastar com o cartão bem menos de 50% do seu salário), para não criar dívidas que vão dar muita dor de cabeça.
Falando nisso, sempre pague a fatura na data de vencimento (ou até antes, se possível), para evitar qualquer tipo de problema com os mais de 200% de juros ao ano que podem incidir nos pagamentos em atraso do cartão ou nos casos em que o usuário opta por pagar o valor mínimo do cartão ou parcial.
Caso não tenha como pagar o valor total da fatura naquele momento, o melhor a fazer é entrar em contato com a administradora do cartão de crédito e renegociar a sua dívida, não se esquecendo de calcular, com antecedência, quanto poderá pagar por mês, para não se enrolar ainda mais.
E se estiver parcelando a dívida do cartão, só volte a utilizá-lo quando terminar de quitar todo o débito anterior, pois assim fica mais fácil pagar aquele valor combinado com a operadora.
Outras dicas
Outra dica importante para quem está querendo saber como usar cartão de crédito com inteligência é resistir às tentações e sempre evitar comprar por impulso. Agindo dessa forma, o cartão será sempre um bom aliado.
Além disso, procure ter apenas um cartão de crédito, principalmente se você tem dificuldades para controlar seus gastos. E fique atento também aos produtos e serviços oferecidos pela administradora (seguros, reparos domésticos, serviços de vigilância e chaveiro, etc), pois eles podem sair caro. Só os aceite se eles realmente lhe forem úteis.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.