Estar com o nome incluído nos cadastros de consumidores inadimplentes, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa, é uma situação desagradável e que incomoda a muitas pessoas que, devido a variados motivos, não tiveram condições de pagar as suas dívidas.
Com o aumento da renda da população brasileira, veio junto um acréscimo no consumo, e no caso daquelas pessoas que não têm controle sobre os gastos, algo que era para ser positivo acaba se tornando motivo de preocupação e resultando em “nome sujo” no mercado.
Por outro lado, a melhora nos rendimentos dos brasileiros também pode facilitar a organização da vida financeira, fazendo com que as pessoas endividadas consigam regularizar as suas pendências e limpar seu nome. Confira algumas dicas que podem ser muito úteis na hora de retirar o seu CPF da lista dos inadimplentes.
Pela internet: Limpar nome online Serasa Expirian
Renegocie as dívidas
O primeiro passo para limpar o nome é tentar renegociar as dívidas com o credor. Para tanto, não é preciso contratar serviços de terceiros. Você mesmo pode ir até o banco, loja, empresa ou prestadora de serviço para a qual está devendo e fazer uma renegociação dos débitos.
Antes de procurar o credor, faça as contas e veja o quanto você poderá pagar por mês, sem que o valor interfira de forma brusca em seu orçamento. Se o credor lhe fizer uma contraproposta, pense bem antes de aceitá-la e tente chegar a um acordo que satisfaça então às duas partes.
Use o 13º para quitar as dívidas e limpar o nome
Outra boa dica para limpar seu nome é usar o 13º salário para quitar as dívidas e retirar o seu CPF da lista do Serasa e do SPC, ao invés de gastar o dinheiro em compras e viagens, por exemplo.
Com a grana do 13º em mãos para pagar a dívida à vista, você não deve deixar de tentar uma boa negociação com a empresa credora, solicitando a redução ou a isenção de juros e multas, como acontece em vários casos desse tipo, ou ainda um desconto no valor devido.
Aproveite os feirões de renegociação de dívidas
O consumidor endividado e com o nome sujo pode ainda aproveitar os feirões de renegociação de dívidas que têm acontecido em todo o Brasil, realizados por instituições como o CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e o Serasa, entre outras.
Nesses eventos, que costumam ter a participação de bancos, financeiras e grandes lojas, os inadimplentes negociam diretamente com os credores e podem encontrar condições especiais para a quitação das suas dívidas, resultando na retirada imediata dos seus nomes das listas de devedores, após o acordo ter sido firmado.
Uma dessas opções é o Feirão Limpa Nome, organizado pelo Serasa, que já aconteceu em várias cidades ao longo do ano.
Saiba mais sobre o Feirão Limpa Nome 2012 Serasa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.