Você sabe a origem do carnaval no Brasil? A festa popular mais famosa do País sem sombra de dúvidas, é o Carnaval. Mas o que muitos não sabem é que somente em meados do século XVII é que esse encontro de raças e povos passou a fazer parte da cultura do país. Sob influencia do estilo carnavalesco dos europeus como os franceses, a festividade acontecia por meio de desfiles urbanos, ou seja, as pessoas que participavam do rito se fantasiavam com máscaras e roupas fantasiosas.
Origem do carnaval no Brasil
O que sabe sobre a origem do carnaval no Brasil é que a festa nasceu em países Europeus, mas ao chegar no Brasil passou por uma mudança, graças a influencia dos costumes locais, e personagens como Rei Momo, Pierrô e Colombina foram inseridos no contexto da comemoração. Mais tarde, os primeiro blocos carnavalescos começaram a surgir, porém, foi no início do século XX que eles viraram uma tradição, principalmente em determinadas regiões do país.
Leia mais informações sobre: Carnaval – história, origem, curiosidades
Entrando na folia
A euforia era tanta que algumas pessoas chegavam a decorar os seus automóveis para acompanhar os grupos que saiam pelas ruas fantasiados. Dessa forma nasceu mais um elemento do Carnaval, os carros alegóricos.
Ainda no século XX os brasileiros passaram a criar as populares marchinhas carnavalescas, que embalavam as festas nessas época, muito tradicionais em clubes. Esse fator contribuiu para o crescimento da comemoração nacional e a tornou mais popular do que já era.
Brasil é conhecido pelo seu carnaval
Atualmente, o Brasil é conhecido internacionalmente pelo seu Carnaval, que é bastante diferente em muitos locais de seu território. No Rio de Janeiro, por exemplo, o que embala os foliões são as escolas de samba. A primeira agremiação desse gênero foi criada em 1928, no dia 12 de agosto, exatamente no estado carioca. A Deixa Falar deu origem a festa que hoje é televisionada para todo o planeta.
Leia mais informações sobre: Origem do Carnaval
O desfile como conhecemos hoje
A partir do momento que escolas de samba passaram a existir o Carnaval de rua ganhou um novo formato, inclusive no Estado de São Paulo, que também aprecia muito esse tipo de desfile.
Com o tempo surgiu a Liga das Escolas de Samba, que é responsável pelo campeonato que elege a melhor, mais bonita e animada agremiação naquele ano. Já na região Nordeste do país a tradição de blocos de ruas é forte e prevalece, porém, com algumas mudanças. Na Bahia, por exemplo, os foliões são embalados por cantores renomados, que sobre um trio elétrico arrastam multidões.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.