Muitas pessoas brincam no Carnaval, mas a grande maioria não sabe por quê. Por isso, é preciso saber qual é a origem do Carnaval, principalmente porque o Brasil tem o Carnaval mais animado e grandioso do mundo. Então, vamos à história da data.
Nos anos de 600 a 520 a.C., os gregos realizavam grandes cultos aos deuses para agradecer pelas suas colheitas. Assim, essas festas foram adotadas pela Igreja Católica que, a partir de 590 d.C. passou a ter no seu calendário essas diversões, sendo regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média.
Como o Carnaval antecedia a Quaresma, ou seja, os 40 dias de jejum que os católicos tinham que fazer antes da Páscoa, ele ganhou esse nome por ser uma despedida dos prazeres da carne. Por isso, o seu nome, em latim, significa “adeus à carne”.
Nessa época, a comemoração do Carnaval era feita com muita comida, bebida e prazeres da carne. Na Roma antiga, ele prolongava-se por 7 dias nas casas, ruas e praças, sempre de 17 a 23 de dezembro. Nesse período, os comerciantes eram proibidos de abrirem os seus comércios e nenhuma atividade funcionava. Até mesmo os escravos ganhavam uma liberdade temporária para aproveitarem os festejos.
No Renascimento, as festas do Carnaval incorporaram os bailes de máscara, que traziam ricas fantasias e carros alegóricos, assim como em Veneza, na Itália. Foi assim que surgiram os grandes desfiles das escolas de samba cariocas.
No entanto, o Carnaval que ficou mundialmente famoso pela sua beleza foi o do Rio de Janeiro, com grandes escolas de samba desfilando em longas passarelas com carros alegóricos feitos com perfeição e muita criatividade.
Geralmente, o Carnaval tem a duração de 3 dias, sendo os que antecedem a Quarta-feira de Cinzas, ou seja, o primeiro dia da Quaresma. Por isso, eles são denominados dias gordos, principalmente a terça-feira, que é o dia mais festejado desse feriado.
Todos os anos, o Carnaval é comemorado em uma data diferente porque ele depende do dia da Páscoa para ser calculado. O domingo de Páscoa é o primeiro domingo depois da primeira lua cheia a partir do equinócio do outono no hemisfério sul. A Sexta-feira da Paixão é a da mesma semana da Páscoa. Sendo assim, o Carnaval acontece sempre 47 dias antes da Páscoa.
O Carnaval é uma data muito festiva em todo o ocidente, pois é uma festa cristã. Entretanto, não basta apenas comemorá-lo. É preciso também saber a sua origem e porque ele é comemorado. Assim, a brincadeira fica mais divertida e consciente.
1 comentário
“Em todas as Festas Pagãs a Grande Meretriz de Roma adotou para o deleite de seus súditos!”